VIII Congresso Internacional Sustentar:

“Economia Circular”

Sistema de Submissão, Avaliação de Trabalhos e Inscrições no evento

O VIII Congresso Internacional Sustentar contará com um sistema na plataforma para submissão, avaliação de trabalhos científicos e inscrição dos participantes. Os trabalhos aceitos (Resumos, Resumos expandidos e Artigo completos) serão publicados nos Anais do Congresso em meio digital.
Informações Gerais – Submissão de trabalhos. Informações Gerais – Submissão de trabalhos Data limite para o envio dos resumos: 15 de agosto
de 2025.
Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Congresso.

➢ O autor que realizar a submissão do trabalho será considerado como Autor Responsável, devendo se responsabilizar pelas incorreções quanto à
grafia dos nomes de coautores e autorização de coautorias. Resumos que não atenderem às normas estabelecidas não serão editados e, consequentemente,
não serão incluídos na programação e na publicação.
➢ Cada autor poderá enviar até 3 (três) trabalhos.
➢ Um dos autores ou co-autor deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento (com inscrição paga).
➢ Os Resumos deverão ser submetidos eletronicamente, por meio do Formulário de Submissão de Trabalhos, contido no site do Congresso, seguindo a formatação modelo.
➢ Os autores receberão via e-mail a confirmação de submissão do trabalho.
➢ Os Anais do VIII Congresso Sustentar 2025, contendo os resumos simples, expandidos e artigos completos serão publicados em edição especial da revista UniEnsino.
➢ Indicar no Formulário de Submissão de Resumo o EIXO TEMÁTICO de interesse em que o trabalho será apresentado.
➢ Os trabalhos selecionados para apresentação on line serão determinados pela comissão avaliadora, composta por professores escolhidos como banca. Premiação – No ato da submissão o autor poderá selecionar a opção de submeter o trabalho conforme as especificações dos eixos temáticos.
❖ Os trabalhos deverão ser apresentados na forma de pôster on-line.

SUBMETA SEU ARTIGO

RESUMO SIMPLES

O envio de resumo simples deverá ser enviado em português e ser  submetido eletronicamente, utilizando o Formulário de Submissão de Resumo (via site), seguindo as seguintes orientações:
– O trabalho deverá ser formatado dentro do MODELO em arquivo Word. Ver modelo – Link 1. O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-Chave. Arial, em corpo 12, justificado, em parágrafo único, com espaçamento simples entre as linhas, deve conter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho e sem inclusão de tabelas, equações, desenhos e figuras.
– Não deve conter referências bibliográficas.
– O resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

O RESUMO poderá ser enviado em português, espanhol ou inglês e deverá ser submetido eletronicamente, utilizando o Formulário de Submissão de Resumo (via site), seguindo as seguintes orientações: 
1. O trabalho deverá ser formatado dentro do MODELO em arquivo Word. Ver modelo – Link 1. O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras Chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
2. O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, seis laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior de 3,0 cm, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Arial, corpo 12, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5.
4. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

– Ex: No corpo do texto Soares (2019), Soares et al.; (2016).
– Ex: No final da frase (Soares; Neto; Freire, 2024), (Assis et al.; 2019).

5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.
6. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Calibri, corpo 12, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

7. Logo abaixo do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Calibri, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice. 9. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e
cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.