Sobre o Congresso Sustentar

A ideia da sustentabilidade urbana está associada à capacidade de atender as necessidades presentes dos seres humanos sem, contudo, comprometer a habilidade das futuras gerações em atender suas próprias necessidades. De fato, com o desenvolvimento urbano acelerado que temos vivenciado nas últimas décadas, torna-se essencial que este tema seja abordado e discutido entre os diversos setores da sociedade, isto é, nas comunidades e organizações civis, universidades, setores de serviço, empresas, indústrias e governos. Dessa forma, é possível diagnosticar as necessidades mais urgentes de cada ambiente, e definir como é possível suprir esta demanda de forma sustentável e em equilíbrio com o meio ambiente.

Em toda cidade há uma grande quantidade de indivíduos que demandam uma também extensa variedade de recursos.  Como, por exemplo, têm-se as demandas diárias por alimentos, energia e água potável, além da necessidade de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos gerados por suas atividades. Também, a necessidade de transporte é uma demanda crescente nas cidades, assim como a capacidade de inclusão urbana e justiça social, essenciais para o exercício da real democracia. Estima-se que cerca de 50% da população mundial viva, atualmente, em áreas urbanas, e este percentual deverá subir para 70% em 2050.

 A elevada quantidade de recursos exigidos à manutenção dos ambientes urbanos, entretanto, tem causado impactos severos ao meio ambiente. Como exemplo, extensos territórios de matas nativas e florestas são removidos para o aumento das culturas agrícolas; vales são inundados para garantir o suprimento de água e energia às populações; e aquíferos são contaminados devido à disposição inadequada de resíduos sólidos e efluentes em sua superfície.

É importante salientar que o desenvolvimento das cidades é essencial para a manutenção e atendimento das necessidades da população crescente. Também, o desenvolvimento econômico – fenômeno dependente da obtenção e uso dos recursos naturais – é fundamental para o bem-estar e à saúde da população. Dessa forma, não há como frear o desenvolvimento; entretanto, é prioritário que ele seja conduzido de forma sustentável, garantindo a disponibilidade dos recursos naturais às gerações que virão.

Consciente da necessidade crescente de um debate acerca da sustentabilidade urbana, com destaque para a necessidade em se discutir a mobilidade nos grandes centros urbanos, assim como o acesso e inclusão social, a instituição UNIFAESP- Centro Universitário do Paraná apresenta uma proposta de evento, tendo como tema a sustentabilidade urbana, o meio ambiente e a tecnologia para todos. O evento, a ser realizado no modelo de Congresso, conta com uma comissão organizadora multidisciplinar, formada por mestres e doutores participantes do Grupo de Pesquisa da Instituição.

A abertura do Congresso Sustentar será no Campus Hauer do Centro Universitário UniFaesp no dia 22/07/2019.