Fórum de Psicologia e Saúde

Inscrição para o Fórum de Psicologia e Saúde

O Fórum de Psicologia e Saúde da UNIFAESP irá ocorrer no dia 25 de Julho no Campus institucional sede localizado no bairro Hauer, e terá uma pluralidade de palestras e oficinas que envolverão temáticas que partem do princípio de que a saúde é determinada por uma diversidade de fatores, sendo estes de cunho bio-psico-social. Nesse sentido, entender o comportamento e a incidência das doenças nas populações se torna ainda mais relevante, já que o quadro atual epidemiológico, demostra uma tendência crescente de doenças propriamente psíquicas e também daquelas que sofrem grande influência do estado de saúde mental do indivíduo, como as doenças crônicas degenerativas. Há uma urgente necessidade que os profissionais atuais sejam capacitados a desenvolver um cuidado holístico e interdisciplinar visando um bem estar completo, entendendo as singularidades e demandas de um ser humano complexo inserido em sociedade. Visando um melhor preparo do profissional a lidar com a saúde das populações tanto física, quanto psicológica, o presente fórum propõe discutir e entender melhorias na saúde física e as diversas abordagens da Psicologia e suas possibilidades que determinem ações para uma prestação de cuidado com excelência.

Programação – 25/07/2019

Palestra Auditório de Abertura: Professor Doutor Fernando Botto
Tema: Saúde Biopsicosocioorganizacional. A palestra provoca a reflexão do quanto a saúde das organizações afeta a saúde dos colaboradores e aponta algumas possibilidades de intervenção profissional nesse desafiante contexto.
Horário: 19:00 às 20:00

Palestras nas salas:
Horário das palestras em sala: 20:15 às 21:00

Psicóloga Priscila Vogt.
Tema: Logoterapia no meio organizacional. A proposta é esclarecer a atuação do logoterapeuta no setor de recursos humanos.

Psicólogo Miguel Novichi.
Tema: Psicologia e acupuntura. A proposta é falar sobre a relação entre acupuntura e psicologia fazendo uma correlação com a proposta da inclusão.

Psicóloga Penélope Cristina da Silva Berto Vieira.
Tema: Psicologia Corporal e inclusão: Quando o corpo vai para além do lugar de acolhimento. A proposta é fazer uma correlação entre o que é a psicologia corporal e a proposta da mesma para a inclusão.

Psicólogo Rudimar Stelmach.
Tema: Gestalt Terapia, somatização, sintomas e inclusão. As virtudes como figura. Proposta de apresentação é falar o que é a gestalt terapia, trabalhando a apresentação da mesma em pacientes com psoríase.

Oficina Psicologia
Psicólogo Dr. Fernando Botto.
Caixa de Ícones. Nessa oficina será apresentado o método Mapeamento Icônico, para o uso de ícones em treinamentos e psicoterapia.

Educador físico Maurício Alexandre Schereiber
Saúde e qualidade de vida – Proposta: Entender a saúde como uma dinâmica de processos e como hábitos de vida saudáveis influenciam esse processo.

Esteticistas Fernanda Suzane e Suellen Prado Gois
Autoestima e os cuidados estéticos.
Proposta: A dinâmica da busca por procedimentos estéticos e os efeitos na autoestima dos indivíduos.

Nutricionista Luciana Gibbert
Transtornos alimentares.
Proposta: entendimento como um transtorno mental que se define por padrões de comportamento alimentares desviantes que afetam negativamente a saúde física e mental do indivíduo. Enfoque na anorexia e bulimia.

Fechamento Mesa redonda
Horário: 21:10 às 22:00
Tema: Considerações sobre as Doenças Psicossomáticas.