Fórum de Comunicação

Inscrição para o Fórum de Comunicação

Fórum de Comunicação 30/07/2019

Será realizado dia 30 de julho de 2019, o 1º Fórum de Comunicação, no Centro Universitário do Paraná UNIFAESP, Curitiba/PR. O evento oportunizará espaço à discussão sobre temas relevantes para as áreas de comunicação social, em especial Jornalismo e Publicidade e Propaganda, como por exemplo, redes sociais, novas tecnologias, inteligência de cidades e temas recorrentes na mídia tais como: sustentabilidade, inclusão, mobilidade urbana e meio ambiente, onde profissionais e estudantes poderão adquirir novos conhecimentos e dividir experiências com profissionais convidados, que se posicionam dentro da atual realidade acadêmica e de mercado.

Professor/coordenador:

Doutoranda e Mestre Danieli Aparecida From

 

Evento Magno: Comunicação, mídias sociais e tecnologias disruptivas (auditório)

 

19h às 19h40 Tema: Comunicação e Mídias Sociais

 

Palestrante: Alexandre Salvador

Currículo: Jornalista Profissional formado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000). Trabalhou por 17 anos na Agência WEBCOMBRASIL (Central de Radiojornalismo) como Produtor, Repórter, Editor e Apresentador. Neste período, atendimento a diversos clientes no Paraná e no Brasil, desde entidades de classe a grandes indústrias farmacêuticas, distribuindo conteúdos jornalísticos em áudio para diversas emissoras de Rádio país afora e produzindo podcasts para difusão nos canais do cliente na Internet

 

19h40 às 20h20 Tema: disruptivas para uma cidade mais inteligente: fato ou mito?

 

Palestrante: Carla Cavichiolo Flores

Lattes: Experiência como gerente de novos produtos (P&D) e product owner em empresa de tecnologia educacional, quando tive a oportunidade de trabalhar na gestão de produtos e projetos de desenvolvimento de sofware e plataformas Web, envolvendo o uso de processos de gamificação e design thinking aliados a metodologias ágeis e tecnologias inovadoras, como o uso da realidade aumentada, resultando em produtos premiados e de grande aceitação no mercado educacional nacional e internacional. Especialista em negócios (PUCPR), mestre em Gestão Urbana – Cidades Digitais Estratégicas (PUCPR) e doutoranda em Gestão Urbana (PUCPR). Ênfase em temas que envolvem tecnologias sociais e cidades enfatizando o uso de estratégias abertas (open strategy) para capturar a inteligência coletiva.

 

Professor responsável: Danieli

 

Fechamento: Das 20h20 às 20h40 bate-papo entre os palestrantes (Alexandre e Carla)

 

 

Evento Secundário (auditório)

 

  • Bate-papo/Mesa redonda

 

Das 21h às 22h

 

Palestrante: Hugo Nascimento Rezende

 

Tema: Psicologia Ambiental (impacto das pessoas no meio em que vivem e do meio na vida das pessoas)

 

Lattes: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001), Especialização em Dependências Químicas pela Universidade Católica do Paraná (2004), Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão pela Universidade Católica do Paraná (2013) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente, estou como psicólogo na Divisão de Ensino da Secretaria de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais, Presidente do Projeto Vida no Trânsito de São José dos Pinhais / PR, Coordenador da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do Conselho Regional de Psicologia e docente de graduação e pós graduação, consultor nas áreas de segurança, políticas públicas, dependência química e violência doméstica.

 

Palestrante: Eloisa Parteka

 

  • Tema: Mobilidade e Inclusão Urbana

 

Lattes: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo (2015) e Mestrado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

 

Professor responsável: Danieli

 

 

  • Sala 1

19 horas: Jornalista e Assessor de Comunicação da Paraná Esportes, Beto Pacheco

 

Tema: Jornalismo esportivo

 

Lattes: Coordenador de comunicação da Esporte Paraná – braço esportivo da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, onde atua desde 2014. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008) e pós-graduado em Comunicação e Informação Educacional e Empresarial pela Faculdade São Luís (2017). Correspondente nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Rádio e TV Educativa), na Fase Final da Liga Mundial de Vôlei 2017 e colunista semanal no Jornal Agora Paraná (rádio 97.1 FM). Coordenador de comunicação dos Jogos Oficiais do Estado e dos projetos Geração Olímpica e Verão Paraná. Titular da Comissão da Lei de Incentivo ao Esporte do Paraná (PROESPORTE, biênio 2018/2020) e da Comissão de Avaliação do Geração Olímpica (edições 2017, 2018 e 2019). Trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Olá. Publicou o livro de crônicas “O fantástico mundo das quinquilharias” (Editora Íthala/2013) e é idealizador do podcast “Escuta aí, Curitiba”.

 

Professor responsável: Danieli

 

 

  • Sala 2

 

Oficina 1 Resíduos Sólidos: separação e sustentabilidade no dia-a-dia

 

Oficina de conscientização em Resíduos Sólidos: separação e sustentabilidade no dia-a-dia.

Horário: das 19h às 22h

 

Conteúdo a ser abordado em forma de oficina, imagens e fala:

  • Caminho dos resíduos em Curitiba e região metropolitana
  • O que gera o resíduo que geramos
  • Trabalho e papel das cooperativas e catadores
  • Como diminuir, substituir a geração de resíduos em casa  

Ana Priscilla Romero, formada pelo Gaia Education – Design para Sustentabilidade, mestra em Sustentabilidade na Construção Civil, pós-graduada em Design de Interiores, formação em arquitetura e urbanismo, facilita a compreensão de um novo modelo de auto responsabilidade em relação ao seu/nosso redor.

Hoje atua com palestra de conscientização ambiental, gestão de resíduos sólidos, compostagem doméstica, consultoria ambiental empresarial e residencial.

Duração: 1 hora e 15 minutos + 15 minutos para perguntas.

Professor responsável: Suelen

 

  • Sala 3

 

Oficina 2 Técnicas Oratória com a Jornalista e Especialista em Direito Administrativo Andrea Camargo Teixeira

 

Oficina/workshop onde os participantes aprendam técnicas de oratória, principalmente o público que precisa usar a voz e recursos de comunicação em sua prática profissional

Horário: das 19h às 21h

 

Professor responsável: Danieli

 

 

Expositor

 

Tema: Caminhos para a inteligência das cidades

Empresa convidada: ICities Curitiba: organizadores do Smart City Expo Curitiba

 

Professor responsável: Danieli

 

Expositor

 

Projeto ECOGUARICANA que abraça a biodiversidade e projetos ecoturísticos (jornalista Marcos Rosa Filho) e APAVE (Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RMC), a qual tem como principal objetivo ampliar o número de reservas particulares do patrimônio natural dos municípios paranaenses

 

Professor responsável: Vanessa